Aiki-Do

Português

– O que é o Aiki-Do para crianças?

Sendo o Aiki-Do uma actividade de defesa e não de ataque abrange uns princípios que lhe é própria.

Aiki-Do quer dizer a procura da harmonia no movimento. Não se trata de fazer mal ao outro pelo contrário é aprender a saber lidar com os conflitos sem magoar o outro.

A actividade de Aiki-Do é uma actividade de não-violência. Ensinar Aiki-Do para crianças é ensinar a não-violência. Neste âmbito é transmitir ao aluno uma base que ajuda a resolver problemas e que ensina a lidar com dificuldades.

Não sei se reparo, não falo de artes marciais. Na definição de marcial está subjacente o sentido de guerra ora o Aiki-Do não é para desenvolver a guerra mas pelo contrário trazer a paz.

Nos tempos que correm, as crianças enfrentam várias situações de violência. Com a aprendizagem da actividade de Aiki-Do, vão aumentar formas de resolução de problemas que não procurem magoar o outro e desta forma permitem ser se mais construtivos. Essa actividade vai permitir que as crianças se sentem com maior satisfação uma vez que vão aumentar a sua auto confiança.

Evidentemente que a forma de transmitir Aiki-Do para crianças só pode ser adaptada as crianças. A aprendizagem é desenvolvida através do jogo. A parte lúdica tem que ser fulcral para poder se obter esses objectivos.

– A partir de que idade devem as crianças começar a praticar?

Não existe limite de idade para começar a actividade de Aiki-Do.

Dou aula para turmas de crianças pequenas como 3 anos. Sou uma mãe de 3 crianças crescidas o que me permitiu ter experiência com crianças desta idade além de também ser formada em psicologia. Essa aquisição de experiências permitiu que conseguisse adaptar essa actividade para os mais pequenos. As crianças pequenas possuem limitações de certos movimentos como por exemplo a noção de lateralidade que é uma noção difícil de ensinar quando não se está ainda maduro. Neste caso, o ensino tem que se acomodar a dificuldade.

Ensinar Aiki-Do também é ensinar a cair. Essa aprendizagem é adquirida muito cedo pelas crianças. Não imagina o número de pais, educadores e professores que me contaram que a criança caiu e que soube cair sem se magoar! Imagine a auto confiança que ganha a criança unicamente com essa aprendizagem.

– Quais são os benefícios para a criança?

Os benefícios para as crianças são de vários níveis tanto a nível físico como psicológico.

Essa complementaridade é muito rica para um futuro adulto. Abrange não só uma destreza física como ensina noções de não-violência.

O maior objectivo do Aiki-Do para crianças é ajudá-las a encontrar um sentido na sua vida, permitir-lhes evoluir e fortalecer a sua personalidade de modo a poderem confrontar dificuldades futuras.

Desenvolve-se com a prática de Aiki-Do os seguintes benefícios:

  • Aprendizagem da Queda
  • Conhecimento de Técnicas
  • Coordenação Espacio-Temporal
  • Relaxamento
  • Controle da Respiração
  • Desenvolvimento da Concentração
  • Controle da Agressividade
  • Autoconfiança
  • Auto-Estima
  • Autonomia
  • Estudo do equilíbrio
  • Enraizamento

Essas aprendizagens poderão ajudar as dificuldades de concentração, hiperactividade, baixa auto estima, falta de segurança de si próprio.

Essa prática também possuía um rigor que também é procurado ensinar. Sem disciplina não se ensina, evidentemente sempre com pés e medida. Ensinar a disciplina não é no sentido de ser se rígido e severo com os alunos é antes transmitir que o rigor é necessário para uma boa realização. A disciplina é também comunicada como meio para perceberem que existem limites. Todas essas noções são necessárias para que a criança se adapta o melhor possível aos nossos tempos.

Existe também uma noção que chamo de interiorização que é também desenvolvida no Aiki-Do, o que quero dizer com essa noção é o trabalho realizado com o corpo que vai ter influência directa no estado de espírito da criança deste modo acredito que essa aprendizagem através do movimento transmite flexibilidade mental a criança, ou seja, que haja uma relação directa do corpo para a mente.

– Qual é a razão do aumento da procura desta actividade?

Cada vez mais os pais têm noção que ensinar a não-violência é uma forma mais construtiva de formação a sua criança. Penso também que seja a consciência dos pais em perceber que ensinar não seja só ensinar umas técnicas de eficácia mas também seja para obter outros ganhos como por exemplo alternativas a nível da forma como vai a criança enfrentar a sua própria vida.

 – Qual é o impacto que tem o Aiki-do na vida de uma pessoa?

Tenho visto já de tudo. Pratiquei sempre e estive junto de homens que fazem o Aiki-Do a sua vida profissional.

A minha experiência é de que sempre tem um impacto na vida das pessoas. A forma como é aplicada por cada um é muito variada. Vai da pessoa que continua praticando até a pessoa que o aplica simplesmente no seu dia-a-dia.

.

Dada a formação em psicologia e de mais de 10 anos de experiência em dar aulas para crianças, a disciplina é ensinada não só pelo prisma único da mesma mas em função da globalidade física e mental da criança.

Existe uma atenção especial em observar a criança como em actuar através da técnica e da psicologia da criança. Essa actuação requer uma adaptação a etapa de desenvolvimento da criança.

Com a ajuda do Aiki-Do, as crianças poderão mais facilmente crescer e resolver problemas, dificuldades pessoais como falta de concentração, hiperactividade, baixa auto-estima, falta de segurança de si próprio e entre outros.

As técnicas utilizadas permitem uma nova aprendizagem sobre o seu próprio corpo, e, saber utilizá-lo de uma forma construtiva através do reencontro do equilíbrio, do enraizamento e da respiração.

O objectivo é também ensinar a criança que a violência não é o meio para resolver problemas, sendo que a via da não resistência face as situações é o caminho mais adaptado para o compromisso e desta forma para um equilíbrio físico e mental do qual irão beneficiar ao longo de toda a sua vida.

Desta forma, o ensino procura que não seja apenas uma actividade extracurricular mas também uma forma de educação pelo movimento no objectivo da criança ser um ser vivo, pleno e completo, e adaptado a nossa sociedade.

FRANÇAIS

.

.

Vu ma formation en Psychologie et mes 10 ans d’expérience en donnant des cours aux enfants, la discipline est enseignée non seulement en fonction de la pratique mais aussi en fonction de la globalité physique et mentale de l’enfant.

 

Une attention spéciale est réalisée à observer l’enfant au niveau technique et aussi psychologique de l’enfant. Cette action demande une adaptation de l’étape de développement de l’enfant.

 

Avec l’aide de Aiki-Do, les enfants pourront plus facilement grandir et résoudre leurs problèmes, les difficultés personnelles comme le manque de concentration, l’hyperactivité, le manque d’auto-estime, manque de sécurité de soi et des autres.

 

Les techniques utilisées permettent un nouvel apprentissage sur son propre corps et savoir l’utiliser de forme constructive au travers de la rencontre de l’équilibre, de l’enracinement et de la respiration.

 

L’objectif est aussi d’enseigner à l’enfant que la violence n’est pas un moyen de résolution de problème, que la voie de la non résistance face aux situations est un chemin plus adapté vers un compromis et de cette forme vers un équilibre physique et mental duquel il bénéficiera tout au long de sa vie.

 

De cette façon, l’enseignement n’est pas une activité simplement extra-curriculaire mais aussi une forme d’éducation par le mouvement dans l’objectif que l’enfant soit un être vivant, plein et complet et adapté à notre société.

 

 

OBJECTIFS

 

 Le plus grand Objectif de l’Aiki-Do pour les enfants est de l’aider à trouver un sens dans sa vie, lui permettre d’évoluer et de renforcer sa personnalité pour qu’il puisse confronter des difficultés futures.

 

Apprentissage de la Chute

Connaissance des techniques

Coordination Spatiale- Temporale

Étude de l’équilibre

Enracinement

Relaxation

Contrôle de la Respiration

Développement de la Concentration

Contrôle da Agressivité

Auto_ Confiance

Auto – Estime

Autonomie

Fotos do estágio de crianças de Junho 2012/ Photos du stage enfants en Juin 2012

DSC_0098-&-&

DSC_0061-&

DSC_0092-&

DSC_0151-&

DSC_0165-&

DSC_0131-&

DSC_0088-&

DSC_0132-&

DSC_0162-&

DSC_0155-&

Advertisements